Subtítulo

É como todo mundo diz: o que importa mesmo é ser feliz. Melhor ainda se for em Paris.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Intercâmbio X Curso de idiomas (1)

Se você pretende estudar um segundo idioma em outro país, existem diversas coisas que devem ser consideradas. Mas a primeira pergunta a se fazer é: 

Você quer viver com as pessoas do lugar ou viver como as pessoas do lugar?


Tem uma grande diferença aí. Eu particularmente não vejo encanto nos programas de intercâmbio, onde você se hospeda na casa de algum local (a não ser que seja um amigo lhe oferecendo uma estadia grátis). A verdadeira experiência está em fazer como os habitantes fazem. Vai a Amsterdã? Alugue uma casa-barco. Vai a Nova York ou Paris? Fique em um daqueles “apertamentos” típicos.

Mas você não vai ter uma família com quem praticar o idioma? Claro que não. Além de falarem o idioma, eles também podem não disponibilizar internet, regular o horário de chegar em casa ou fazer comidas típicas não muito saborosas. Obviamente, eu estou generalizando. Existem muitas famílias legais que hospedam estudantes de intercâmbio.

Mas legal mesmo é você fazer de conta que é um francês, um espanhol ou um russo, por exemplo. Alugar um apartamento que é a sua cara, fazer suas próprias pequenas refeições, ir à feira do bairro. Ou seja, viver e estudar por conta própria em outra cultura. Tem toda a probabilidade de você gostar. Se não, basta voltar a ser brasileiro, o que também é bom demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário!