Subtítulo

É como todo mundo diz: o que importa mesmo é ser feliz. Melhor ainda se for em Paris.

domingo, 21 de agosto de 2011

Como escolher uma escola de idiomas no exterior

Inglês? Espanhol? Francês? Russo? Húngaro?

Para estudar qualquer idioma no exterior, é preciso se preparar com muita pesquisa prévia.

A primeira coisa a fazer é saber com quais escolas as agências de intercâmbio trabalham. Parte-se do princípio de que essas escolas realmente existem e não são nenhuma brincadeira de mau gosto da internet.

Mas isso não significa que você deve ignorar todos os sites de escolas. Uma boa pedida é buscar nomes de escolas em páginas oficiais de consulados e embaixadas, que geralmente têm programas de colaboração de estudos.

Procure saber qual o selo de qualidade que avalia as escolas do idioma desejado. Por exemplo, eu só considerei escolas de francês que tivessem o selo “French as a Foreign Language Quality Label”, criado pelo governo francês.

Depois de muitas googleadas, você encontra uns 4 a 7 sites bonitinhos de escolas que parecem ser bacanas. Como escolher a melhor? Qual fator levar em consideração?

Preço: nunca, jamais, em tempo algum, escolha a escola mais barata. Escolas baratas demais podem ensinar mal demais. E não faça as contas com base somente no preço individual dos cursos. Existem taxas de matrícula e material didático muito caros para complementar o preço menor do curso.

Localização: por melhor que pareça a escola, cuidado com localizações muito descentralizadas. Cheque se os meios de transporte até lá são facilmente acessíveis e se são baratos. O melhor mesmo é garantir uma escola perto da sua hospedagem, porque quando tudo o mais falhar, suas pernas sempre vão poder te levar.

Quantidade de alunos por classe: nada daquelas turmas de pré-vestibular com 40 alunos. Normalmente, as escolas oferecem turmas que variam de 8 a 14 estudantes. Quanto menor a quantidade de alunos, mais chances você vai ter de praticar mais conversação, tirar dúvidas etc.

Tempo de atuação: é mais uma opinião pessoal de que escolas com mais tempo no mercado são mais confiáveis.

Condições de pagamento: algumas escolas só aceitam pagamento por transferência bancária, outras não aceitam cartão e por aí vai todo tipo de complicação com pagamento internacional. Dê preferência àquelas que tiverem PayPal – o grande amigo de todo viajante. O Paypal é uma espécie de intermediário gratuito que efetua compras internacionais sem stress e com um só clique. Para saber mais, entre no site oficial. Para saber como fazer, clique aqui e dê uma lida no melhor post explicativo sobre o assunto, disponibilizado no Viaje na Viagem.

Facilidades: internet wi-fi, computadores, lanchonete etc. Além disso, algumas escolas oferecem passeios grátis ou descontos interessantes em tours.

CUIDADO: Se você é iniciante no idioma, do tipo que ainda não sabe perguntar “como vai você?”, as escolas nem sempre oferecem turmas novas. Por exemplo, é comum que os cursos de francês comecem toda segunda-feira. Mas os cursos para iniciantes, em algumas escolas, só começam na primeira segunda-feira do mês. Como o nível só é definido com a realização de um teste no primeiro dia de aula, o estudante pode ser considerado iniciante em uma terça-feira. Só aí, já é uma semana perdida de aula até a próxima segunda. Para evitar surpresas, faça um teste online que as escolas disponibilizam no site oficial e descubra seu nível.

Tome cuidado também com condições perigosas nos contratos das escolas, como cancelamento de turmas, multas etc. Qualquer dúvida, mande e-mails no idioma que você souber. Eles vão dar um jeito de responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário!