Subtítulo

É como todo mundo diz: o que importa mesmo é ser feliz. Melhor ainda se for em Paris.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Frankfurt: Além do aeroporto



Depois do choque inicial de ter minha mala perdida no aeroporto de Frankfurt (aparentemente alguma pessoa se confundiu na retirada das malas), fui me conformar passeando pela cidade. Afinal, só tínha 1 dia e meio para conhecer as principais atrações.


Um dos melhores locais para se hospedar é próximo da estação principal de trem, a Hauptbahnhof, que fica a 20 passos da Kaiserstrass, rua que vai te levar aos principais pontos da cidade. O Intercity Hotel, onde nos hospedamos, oferece um passe livre para uso do transporte público durante toda a sua estadia. Acredito que outros hotéis de Frankfurt disponibilizem essa facilidade. Por isso, procure se informar sobre o passe antes de escolher a estadia.


Hauptbanhof - Estação central
A beleza de Frankfurt já começa na própria estação de trem. De lá, você tem 2 opções: ir direto ao que interessa e percorrer a Kaiserstrass ou, para quem gosta de sair do roteiro clássico, escolher a linha 11 do bonde e ter uma panorâmica da cidade. No último caso, é interessante ir até o fim de linha para conhecer a parte mais industrial da cidade, com diversos prédios interessantes. Entretanto, na última estação só é possível pegar a própria linha 11 no sentido contrário, o que pode proporcionar uma vista meio repetitiva, mas, no total, são apenas 30 bons minutos de passeio. De qualquer forma, na mesma estação onde se pega os bondes também passam os city tours, fortemente recomendados pela Mala.

A Kaisertrass é uma linda avenida comercial, repleta de prédios antigos. Percorra-a e você terá diversas surpresas até chegar ao famoso MyZeil, uma espécie de shopping que tem um enorme buraco no meio. A partir daí, comece a seguir em direção ao Main, rio que corta a cidade. Você passará pela Paulsplatz, onde estão o Parlamento e o Ratzkeller, prédios que vão dar um charme às suas fotos. Logo atrás, está a praça Römerberg, um dos cartões postais da cidade.


Praça Römerberg

Não muito distante dela, está a Dom, uma catedral belíssima, com vitrais elaborados e um enorme órgão que dá todo aquele clima bucólico. Logo atrás dela, estão as ruínas romanas. Não são muito impressionantes mas valem uma foto e estão no caminho para chegar até o Main, de onde se obtém um lindo panorama da cidade.

Às margens do rio, é possível notar uma característica marcante de Frankfurt. Reparem nas duas fotos abaixo, tiradas em frente à mesma margem, mas voltadas para os lados direito e esquerdo da ponte.





Perceberam o contraste visual da cidade? Ao lado das casas mais antigas e de igrejas do século XIII você pode encontrar representações fantásticas da arquitetura moderna.

Se você é um observador nato, também deve ter percebido os cadeados. Gravados com nomes de casais e datas, eles são uma tradição amorosa.

Andar pela outra margem do Main também é interessante, especialmente se for durante o Museumsuferfest, festival que une apresentações musicais de todos os estilos, culinária diversificada, exposições de artesanatos e de museus.

Sem dúvida, Frankfurt possui mais atrações interessantes que, infelizmente, não tive tempo suficiente para visitar. Mesmo assim, a cidade germânica não deixou de me impressionar através do pouco que pude conhecer dela.

Um comentário:

  1. Eu não sou fã de destinos "históricos", mas pude observar nesse post que o contraste do moderno e o antigo é super legal *-*

    ameeei os cadeados nas pontes, mas ainda não tenho um amor para colocar ;/

    ResponderExcluir

Vou adorar ler seu comentário!